Sobre a Tenda
A Tenda foi fundada em 1969, em Belo Horizonte, com a missão de colocar a casa própria ao alcance de milhares de brasileiros. Sabendo da dificuldade de conquistar um primeiro imóvel, a Tenda possui uma parceria com o programa Minha Casa Minha Vida, com benefícios que facilitam o financiamento.
Script de Atendimento - Tenda Colchão
Script de Atendimento - Tenda P.A
Script de Atendimento - Tenda Sucesso
Parcerias de Sucesso
O antigo minha casa e minha vida foi adaptado e relançado em 2020 como Casa verde e amarela.
É um programa habitacional do Governo Federal que ajuda famílias brasileiras a conquistarem a casa própria.
Facilidades e benefícios que o programa oferece para financiar o seu apartamento com a Tenda.
Caixa atua como prestadora de serviços, na promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável do país, agente de políticas públicas e parceira estratégica do Estado brasileiro; Atualmente, a caixa é parceira do casa verde e amarela e atua no auxilio do financiamento sem burocracia.
Faixas de atraso
Atualmente a Tenda é separada em segmentos e o que difere é o tempo da parcela em aberto.
Produtos
Descrições complementares:
Pré chaves: A primeira parte da entrada antes de realizar a retirada das chaves e o cliente não possui desconto caso queira negociar, somente casos de não conforme. (Implantado SAP são clientes que estão com a documentações em dias e já possuem o avalista). Os clientes que estiverem em não conforme, não há possibilidade de desconto, pois não possuem documentações e avalista.
Pós Chaves: Neste caso, o cliente com atraso acima de 91 tem a possibilidade de realizar a negociação de todo o contrato.
Alienação Fiduciária: Seguro de que o cliente realmente irá concluir o pagamento das parcelas em dia, pois a caixa poderá leiloar o imóvel caso o cliente não realize o pagamento.
Financiamento direto: Cliente não possui vinculo com o Banco, somente com a construtora.
Procedimentos internos
*Essa informação DEVE ser confirmada diretamente pelo consultor, caso não haja essa confirmação, o cliente deverá verificar contrato.
Persuasão e Argumentação
MOTIVOS – COMPRAR IMÓVEL PRÓPRIO
Maneiras inteligentes de convencer
1- RAPORT
Expressão do francês “rapporter” que significa “criar uma relação”;
Nesse sentido, o intuito da técnica é estabelecer uma relação próxima por meio da empatia, um dos caminhos de como convencer alguém.
2 - ENTENDER O PERFIL
Analítico: Racionais, resistentes e difíceis de convencer. Use dados concretos (valores, retirada das chaves);
Condutor: Gostam de ter o controle, líderes. Tomam decisões rápidas, mostre de maneira ágil as vantagens;
Expressivo: Comunicativos, têmgrandepoder de diálogo. Aborde de maneiradinâmicas e interativas.
3 - ZOPA (Zone of Possible Agreement)
Encontrar a zona possível de acordo;
Crie um ambiente favorável, de modo que ambos saiam satisfeitos com o negócio. Assim, é essencial ter uma linha argumentativa e passar segurança, bem como resolver o problema como um todo
Juros de obra - Coobrigação
A coobrigação aparece no sistema como produto 10:
São juros de obras não pagos para a CEF que a Tenda assumiu como fiadora do cliente, por serem uma dívida oriunda de outro credor não é possível conciliar com outras parcelas.
Meios de Pagamento:
Pagamento imediato do valor total;
Pagamento em até 3 dias do valor total;
Pagamento no cartão de crédito dividido em até 6 parcelas no cartão / até 12 parcelas no cartão (com juros do cartão);
Para clientes acima de 90 dias de atraso, teremos a opção de pagamento em até 12 parcelas no boleto.
RENEGOCIAÇÃO PRÉ CHEVES.
Segue as regras abaixo:
Cliente tem que ter acima de 90 dias;
Máximo 12 parcelas com entrada de pelo menos 10% do saldo;
Não pode misturar com pós chaves e coobrigação;
Para fazer isso em Sistema, siga o passo a passo:
Importante negociar o débito total, (parcelas de coobrigação):
Entrada 10%, até 12 parcelas (Clientes acima de 90 dias)
Coobrigação
Sem parcelamento
3 - Escute
Faça perguntas sobre a situação atual do cliente;
Entenda o que aconteceu para chegar nesse momento;
Demonstre interesse em ajudar;
Busque as opções que o cliente possui para resolver a situação.
Para entender a situação do cliente também podemos ler o histórico de pagamento que consta em registro e inclusive falar com o cliente sobre o volume de ligações e o que foi falado.
Segue em sistema ao lado:
4 - Link de raciocínio lógico e emocional;
Uma das maneiras de convencer o cliente a efetuar o pagamento e lembrá-lo o que o motivou para a compra (sair do aluguel, ter seu próprio bem, sensação de liberdade, segurança, estabilidade, investimento, etc), linkando isso a oportunidade de renegociação para que consiga efetuar os pagamentos.
Deste modo ligamos a conquista do cliente a uma maneira lógica de consegui-la.
5 - Elogie processo de pensamento
Temos aproximadamente 30% dos brasileiros que ainda não tem a possibilidade de morarem um local próprio, mas com determinação e foco o senhor buscou mudar essa condição tomando a iniciativa de comprar o apartamento, e apesar das dificuldades tem evoluído nessa conquista, então queremos lhe ajudar nesse momento.,
6 - Elogie processo de pensamento
Entender os motivos que levaram o cliente à essa situação é fundamental para revertê-la.
A seguir veremos alguns dos casos mais comuns no nosso dia a dia:
Cliente não quer mais o apartamento:
- Participação de um dos maiores programas de habitação do Brasil, com as menores taxas, que só é possível uma vez na vida;
- Utilizar FGTS na entrada e amortização das parcelas;
- Parcelamento da entrada com prorrogação até depois da entrega das chaves por parte da construtora;
- Oportunidade de renegociação;
- Manter os valores já pagos.
Alega que a correção é muito alta:
- O INCC, IGPM, IPCA não são juros , são índices de correção utilizados em todo nosso país.
- Para acompanhar esses índices entre no site da fundação Gentulio Vargas ou synduscon, ele é divulgado mensalmente, e atualizado sempre com duas datas, quando inicia o contrato e a data atual.
- No contrato também fala sobre a correção desse índice, que é uma segurança tanto para o cliente como para empresa , pois trata-se de uma equiparação contratual, ou seja se o índice diminuir as parcelas também diminuem para o fluxo.
Cliente não quer pagar pois teve sua renda reduzida:
- Podemos parcelas os valores em atraso no seu cartão de crédito;
Devido a sua situação, posso solicitar uma exceção para dividir em até 12 parcelas o seu valor, ficaria em XX;
- Como profissional me sinto no dever informar que seu nome e do avalista podem ser negativados, e até executados, mas pagando o ato do acordo, o senhor já sai da negativação, abrindo oportunidade para linha de crédito no mercado.
- Quanto o senhor poderia pagar por mês para que eu verifique a possibilidade de uma contra proposta?
Cliente informa que tem ação contra a Tenda:
- Foi movida uma ação contra a Tenda, e existe alguma coisa que podemos fazer para tentar uma negociação na esfera do amigável ?
- A grande maioria das ações, se perde muito tempo e as vezes é até custoso, não quer mesmo tentar amarrar uma negociação nos altos do processo?
- Enviar o caso separado para a Tenda avaliar a possiblidade e a proposta juntamente com o jurídico interno.
* Consulte a sua gestão caso apresentar dúvidas.
5 - Seja claro e direto
Explique de maneira clara ao cliente as vantagens de regularizar o seu contrato; enfatize de maneira transparente os riscos e consequências de não manter seu saldo em dia, bem como leque de opções para lhe ajudar nesse momento difícil.
•Crie senso de urgência;
•Confirme tudo que ficou acordado (valores, condições, melhorias, etc.);
•Enfatize os benefícios do negócio;
•Reforce a importância da conclusão;
•Se coloque a disposição para qualquer necessidade;
•Agradeça e encerre.
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Rennov Serviços Financeiros
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Caso tenha dúvidas procure nosso time através do Chat ou procure pelo seu gestor.
Bons negócios!
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